Velhos são os trapos!

Publicado a 30/05/2011, 02:33 por UCC AMARES   [ atualizado a 11/12/2012, 04:39 ]
Dezenas de idosos do concelho de Amares, acompanhados pelos seus tutores, participaram numa ‘Classe de Fisioterapia’ que, no fundo, se tratava de uma aula de promoção da saúde, com recurso a actividade física ao ar livre, que se realizou na Praça do Comércio, em Ferreiros. Esta actividade, promovida pelo pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Amares, com o apoio da autarquia amarense, no âmbito do Programa de Apoio Integrado a Idosos, estava integrada na Semana do Coração, que incluiu, ainda, algumas actividades promovidas pela EB 2,3 do concelho. A animação foi a tónica dominante, com alguns idosos a demonstrarem que a idade não é um fardo quando a alma permanece jovem.

O objectivo primordial deste programa, explicam os responsáveis, passa por “melhorar a qualidade de vida dos idosos de Amares, através de uma abordagem bio-psico-social com carácter multidisciplinar, que permite conceder cuidados permanentes que visam primordialmente manter a autonomia do idoso no domicílio e no seu meio habitual de vida”.

O PAII (Amares) encontra-se dividido em duas áreas de acção principais: uma área de Serviço de Apoio Domiciliário (através dos cuidados prestados pelas equipas multidisciplinares de apoio domiciliário do Centro de Saúde); e uma área vocacionada para a prevenção e promoção da saúde (através de actividades psico-motoras e dinâmicas que combatam o sedentarismo e fomentem um estilo de vida saudável).

No entender dos responsáveis envolvidos, “um projecto desta natureza, focando uma intervenção multidimensional que aborde os pontos atrás referidos, revela-se essencial para a melhoria da qualidade de vida da população idosa”. Assim, “é possível garantir um envelhecimento saudável, que seja inclusivo e não exclusivo, promovendo a autonomia do idoso e melhorando a intervenção dos prestadores de cuidados”.

“Torna-se importante que todas as entidades que trabalham com a população idosa acompanhem cada vez mais a sua realidade, aderindo a iniciativas e actividades que promovam uma melhor qualidade de vida do idoso. Pretende-se assim com a implementação deste projecto, trabalhar numa perspectiva de intervenção não só reactiva, mas também preventiva junto dos idosos”, concluem os responsáveis da Unidade de Cuidados na Comunidade.

Marcha pelo coração culmina em “mega-aula” de yoga

Ainda no âmbito da Semana do Coração, organizada pela EB 2,3 de Amares e pelo Centro de Saúde de Amares, a freguesia de Ferreiros acolheu a ‘Marcha do Coração’, decorrida entre a escola e a Praça do Comércio, tendo marcado presença vários enfermeiros, docentes e responsáveis da Junta de Freguesia local.

No final da marcha, o Núcleo de Estágio de Educação Física realizou uma Mega Aula de Yoga, orientada pela instrutora convidada, Mónica Amarante, tendo como objectivos a “promoção da actividade física, o combate da obesidade, a sensibilização dos participantes para um estilo de vida saudável e a promoção da yoga.

Esta actividade contou com a presença de cerca de 97 alunos e 14 professores da EB 2,3 de Amares, assim como um número significativo de transeuntes que, ao depararem com este espectáculo, paravam e assistiam animadamente ao mesmo.

In Terras do Homem, 26 de Maio de 2011, http://www.terrasdohomem.com/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI5Mzc3IjtzOjk6ImlkX3NlY2NhbyI7czoyOiIxNSI7fQ==

Comments