Saúde, Educação e Família

Publicado a 17/10/2012, 03:33 por UCC AMARES   [ atualizado a 17/10/2012, 03:56 ]

Por uma educação alimentar correta

Unidade de Cuidados na Comunidade ensina a melhorar hábitos alimentares

 

            Uma alimentação correta é “fundamental” para o sucesso escolar de qualquer criança ou adolescente. Esta e outras ideias foram transmitidas a EB 2,3 do Agrupamento de Escolas de Amares, no decurso de um debate sobre a temática da ‘Alimentação na escola’, promovida pela Unidade de Cuidados na Comunidade do concelho com o intuito de “contribuir para uma efetiva educação alimentar dos jovens do concelho de Amares, promovendo uma articulação entre a escola, a saúde e a família”.

            Esta atividade, realizada em colaboração com a Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde (PES), destinava-se a todos os pais e encarregados de educação dos alunos, desde o 5º ano ao 12º ano. No entanto, a participação popular esteve aquém do esperado. “Talvez pela hora a que se realizou”, admitiu Lurdes Alves, da UCC de Amares.

            A iniciativa visava “incentivar os pais a terem comportamentos alimentares mais saudáveis e a transmiti-los aos filhos”. “É o nosso trabalho [da UCC] também promover esta alimentação saudável nas escolas e em casa”, sublinhou Lurdes Alves, frisando a importância de se prepararem “lanches saudáveis às crianças”, à base de pão e fruta.

            Por seu turno, a diretora adjunta do Agrupamento de Escolas de Amares, Flora Monteiro, defendeu que “um aluno bem alimentado aprende muito melhor”. “É fundamental! Os níveis de concentração são mais elevados. E os pais têm que compreender esse princípio básico”, referiu a docente, manifestando preocupação com o facto de ainda existirem “adolescentes que chegam à escola sem o pequeno almoço, muitas vezes por questões estéticas”.

            O mesmo programa será, agora, desenvolvido em todos os Centros Escolares para os pais e encarregados de educação dos meninos do pré-escolar e 1º ciclo.

            Aí será enfatizado e incentivado a adesão aos lanches escolares saudáveis, o consumo de fruta em natureza, a ingestão de sopa de legumes e o recurso à refeição saudável na cantina escolar. A necessidade de envolver a família decorre de esta ser a primeira responsável pela educação dos filhos.

_______________________

Datas das reuniões com os pais/encarregados de educação

Centro Escolar de Bouro | 16/10/2012 | 14h30

Centro Escolar Vale do Cávado | 17/10/2012 | 18h00

Centro Escolar de Caldelas | 18/10/2012 | 18h00

Centro Escolar de Ferreiros | 23/10/2012 | 18h00

Centro Escolar Vale do Homem | 30/10/2012 | 18h00
 
In Terras do Homem de 11 de Outubro de 2012
Comments