Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar (PASSE)

Publicado a 07/10/2011, 02:58 por UCC AMARES   [ atualizado a 10/10/2011, 07:34 ]
O PASSE é um programa que trabalha o determinante de saúde, Alimentação Saudável. Foi implementado pela 1ª vez, pelos Docentes, aos alunos do Jardim-de-Infância (JI) e EB 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Amares.
Além da Alimentação Saudável, também aborda as vertentes de Saúde Oral, Saúde Mental e Actividade Física.
 
É de salientar a adesão ao Programa e o empenho dos Docentes de Educação, na sua aplicação, nomeadamente o PASSEzinho Nível 1 (aplicado no JI), o EA1 (aplicado do 1º ao 4º ano de escolaridade) e o PAS3 (aplicado no 3º ano, na Escola de Caldelas). Aderiram ao programa 39 turmas, correspondendo a 748 Alunos, do Agrupamento de Escolas de Amares.
Parabéns a toda a Comunidade Educativa, aos responsáveis do Agrupamento de Escolas de Amares, Docentes, Alunos, Assistentes Operacionais e Pais/Encarregados de Educação, que tornaram possível a implementação deste programa que visa promover a aquisição de comportamentos salutogénicos na área alimentar.
PASSE NA RUA

Inserido na Semana da Educação/Feira do Livro 2011, que decorreu na Escola Profissional Amar Terra Verde, Delegação de Amares, e em parceria com a Câmara Municipal de Amares, foi levado a cabo o PASSE na RUA. Trata-se de um conjunto de jogos, onde de forma lúdica, os alunos fazem aprendizagens e consolidam conhecimentos, na área da Alimentação Saudável. Foi gratificante ver nos alunos, o interesse pelo desenvolvimento dos mesmos e a satisfação pelas respostas/conhecimentos.

Aos alunos que fizeram parte dos jogos lúdico-didácticos, foi atribuído o PASSEport individual, documento impresso pela Câmara Municipal de Amares. Neste documento era colocado o carimbo respectivo face ao jogo efectuado por cada aluno.

Foram momentos de incentivo à promoção de alimentação saudável/lanches saudáveis e um apelo à prática regular de exercício físico.

Aos alunos, parabéns pelo interesse manifestado na aquisição e consolidação de conhecimentos. Lembramos que promovam os hábitos alimentares saudáveis e partilhem os conhecimentos sobre estilos de vida saudáveis no seio familiar.

Comments