Preparação para o Parto segundo o Método Psicoprofilático

Publicado a 02/02/2011, 09:10 por UCC AMARES   [ atualizado a 14/03/2011, 07:00 ]


A Parentalidade não é instintiva, mas sim um processo de tornar-se pai e mãe envolvendo o mesmo uma série de aprendizagens.

 

A gravidez é um dos acontecimentos mais sensíveis e vulneráveis na vida da mulher e do homem. Torna-se, assim, uma conquista, que exige uma aprendizagem e uma preparação.

 

Em que consiste a Preparação para o Parto?

O Método Psicoprofilático de Preparação para o Parto, representa uma educação física e psíquica. Tem como finalidades: disciplinar o comportamento e manter ou condicionar a grávida a um equilíbrio emocional, as quais se traduzem vantajosas durante a gravidez, o trabalho de parto e parto. É um método preventivo, que visa explicar as origens, consequências e encontrar os meios naturais de prevenir ou atenuar as dores do parto.

Permite, assim, preparar a mulher e o casal para o parto, e promover a participação activa e consciente do casal, na vigilância da saúde durante a gravidez. Proporciona, igualmente, um clima favorável e feliz no seu desenvolvimento, permitindo ao casal chegar ao final da gravidez com conhecimento, compreensão e confiança.

Esta Consulta de Enfermagem, em grupo, decorre às 2ª e 3ª-feiras das 14.30h as 16.30h e às 5ª-feiras das 17h às 19h, nas Instalações da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Amares. Faz parte integrante do Plano de Acção, desta Unidade Funcional.

 

A referida Consulta de Enfermagem é desenvolvida pela Enfermeira Especialista de Saúde Materna e Obstetrícia, e destina - se a todas as grávidas/casais, com idade gestacional igual ou superior a 28 semanas.

Comments