Pelo Coração Ervas Aromáticas

Publicado a 25/07/2013, 01:48 por UCC AMARES
Maio mês do coração. Durante o Mês de maio, são levadas a cabo várias iniciativas nacionais que visam alertar e sensibilizar para a doenças cardiovasculares e mais concretamente para prevenção das mesmas.

Entre outros, o sal, conhecido quimicamente por Cloreto de Sódio, quando ingerido de modo excessivo e regularmente pode levar à Hipertensão arterial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sal seja reduzido para 5 g diárias, ou seja aproximadamente uma colher de chá. Como alternativa ao sal, surgem as ervas aromáticas que conferem aos alimentos e cozinhados um sabor especial.


A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Amares, conjuntamente com outros parceiros da comunidade, entre os quais a Escola Profissional Amar Terra Verde delegação de Amares, levou a cabo mais uma Semana do Coração na Comunidade, entre 6 a 10 de maio. Ao longo da semana, realizaram-se várias atividades alusivas ao coração e aos estilos de vida saudáveis, como forma de sensibilizar a população para a prevenção das doenças cardiovasculares.


Assim, inserido no programa da semana, os alunos do curso auxiliares de saúde da escola profissional da EPATV delegação de Amares, participaram num peddy-paper intitulado - Pelo Coração Ervas Aromáticas. A atividade realizou-se no dia 7 de maio entre as 9 e as 12 horas no espaço extra-escolar. Os alunos partiram da escola em direção ao largo D Gualdim País, onde se desenrolou grande parte da atividade. O objetivo era encontrar ervas aromáticas. Deste modo, ao longo do percurso, os alunos tiveram acesso a várias pistas que lhes dariam a informação do percurso e da ervas aromáticas a procurarem.

Com a realização desta atividade, para além de dar a conhecer aos participantes alguns benefícios das ervas aromáticas, juntou-se a atividade física, também ela com benefícios para a saúde em geral.


Para que a atividade se realiza-se pudemos contar com a colaboração de alguns lojistas de Amares, a Biblioteca Municipal e com a Associação do Fomento Amaresce (AFA), a quem agradecemos a colaboração e a disponibilidade prestadas.

A escolha da atividade justifica-se pelas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), relativas ao consumo de sal e pelas as ervas aromáticas serem um bom recurso para a sua substituição.

Os alunos consideram a iniciativa muito proveitosa, chegando mesmo a demonstrar interesse em repetir a atividade desta vez no percurso mais alargado. Fica a promessa para o próximo ano letivo.

 

A equipa da UCC Amares 

Comments