Crianças de Amares aprendem a preparar lanches escolares saudáveis

Publicado a 17/02/2014, 01:27 por UCC AMARES
Uma equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Amares promoveu, durante o mês de janeiro, nos seis Centros Escolares do Agrupamento de Escolas do concelho, reuniões com os pais e encarregados de Educação com o objetivo de promover lanches escolares saudáveis, incentivando-os à adesão de práticas alimentares promotoras de saúde. Nesse sentido, articulou as reuniões com o Município de Amares, no sentido de reforçar a importância do Regime de Fruta Escolar (RFE). Este processo interativo e de articulação entre os agentes da Saúde, Autarquia, Educação e pais e encarregados de educação conduzirá, no entender dos responsáveis, "à obtenção de ganhos em saúde".






As intervenções operacionalizadas enquadram-se no Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) e visam enfatizar a vertente Estilos de Vida Saudáveis. A UCC amares pretende que da tríade Saúde, Educação e Família "se potencie a promoção da saúde, a prevenção de doenças e se reflita sobre a problemática da obesidade infantil", constituindo os encarregados de educação os "mentores e os responsáveis mais importantes e imprescindíveis à aquisição de comportamentos alimentares saudáveis em contexto familiar e escolar".


Jovens e Sexualidade

Também ao longo do presente mês, a UCC de Amares operacionalizou, em contexto escolar, tertúlias sobre a temática da sexualidade. As mesmas tiveram como grupo alvo os alunos do 9.º e 12º.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Amares, concretamente alunos da Escola Secundária. Esta intervenção de promoção e educação para a saúde ocorre de forma estruturada e sistemática e enquadra-se no Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) fomentando a vertente Estilos de Vida Saudáveis, convergindo para a promoção da saúde sexual e para a prevenção de doenças transmissíveis, incluindo as Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), entre outras, a prevenção do VIH/SIDA.

Comments