COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO PELA UCC AMARES

Publicado a 07/09/2016, 11:37 por UCC AMARES


Anualmente, no dia 10 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Na sequência do ano anterior, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Amares irá juntar-se em mais uma iniciativa comunitária para alertar sobre a importância da prevenção do suicídio.

    Porque o suicídio é um fenómeno complexo que pode surgir em diferentes idades e em diferentes classes sociais, é urgente que nós todos estejamos prontos para apoiar/ ajudar/ encaminhar/ orientar quem mais precisa.

    Segundo a International Association for Suicide Prevention (IASP) 2016, todos os anos, mais de 800.000 pessoas morrem de suicídio, o correspondente a aproximadamente uma morte a cada 40 segundos. O número de vidas perdidas a cada ano devido ao suicídio excede o número de mortes por homicídio e guerra quando combinada.

    O fator de risco mais forte para o suicídio é uma tentativa de suicídio anterior. Os transtornos mentais, nomeadamente a depressão e o abuso de álcool, são um importante fator de risco para ao suicídio; a impulsividade pode também desempenhar um papel importante, em particular após uma crise de vida. Além disso, conflitos, desastres, violência, abuso, luto ou perda e isolamento estão fortemente associados com o comportamento suicida (OMS, 2016).



Comments