AMAMENTAÇÃO: uma prática a promover e a apoiar

Publicado a 02/02/2011, 09:07 por UCC AMARES

O leite humano é por excelência, o melhor alimento no início de vida de uma criança. As vantagens são inúmeras e inquestionáveis, quer para o filho, quer para a mãe e família. Fisiologicamente todas as mulheres estão aptas para produzirem leite. Apesar desta evidência assistimos a um abandono precoce da amamentação.

Embora a decisão de amamentar seja do casal, é fundamental a sua promoção, o apoio prestado pelos Profissionais de Saúde e pela sociedade em geral.

Baseada nesta filosofia e indo ao encontro das Orientações de algumas Organizações Mundiais, nomeadamente a UNICEF e a OMS, foram criadas algumas estratégias de promoção e apoio a esta prática. Nesta óptica, atendendo aos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, foram criados espaços dentro das Instituições de Saúde, nomeados de o “Cantinho da Amamentação”. A este espaço a mulher pode recorrer sempre que surja alguma dúvida ou dificuldade relativo ao Aleitamento Materno. Deste modo o Centro de Saúde de Amares dispõe deste espaço físico e tem o apoio de Técnicos de Saúde.

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC Amares) contempla no seu Plano de Acção a colaboração, com as Unidades Funcionais do Centro de Saúde, no sentido de continuar a apoiar, a promover e a prolongar a amamentação. Deste modo a intervenção da Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e também Conselheira em Aleitamento Materno, visa proceder e recorrer a técnicas no âmbito da estimulação do Reflexo de Ocitocina e de Relactação.

Comments