Notícia em Destaque:



Oficina "Promoção da Saúde Menta, estratégias nos locais de trabalho"

Publicado a 29/09/2017, 09:52 por UCC AMARES

As incrições para a Oficina "Promoção da Saúde Mental, estratégias nos locais de trabalho", encontram-se encerradas por lotação das salas.
As incrições para o Evento "SeMenteVital III - cuidar para colher",das 14H15 às 17H30 mantém-se abertas.

“SeMenteVital III – cuidar para colher” 3ª Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental da UCC Amares

Publicado a 19/09/2017, 08:13 por UCC AMARES   [ atualizado a 03/10/2017, 02:32 ]

No âmbito da comemoração do dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra anualmente, desde 1992, a 10 de outubro, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Amares do ACeS Cávado II - Gerês/ Cabreira, em parceria com a Ordem dos Enfermeiros, o Município de Amares, a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Amares e o Agrupamento de Escolas de Amares, vai realizar pelo terceiro ano consecutivo, o evento SeMenteVital III – cuidar para colher” no dia 11 de outubro de 2017.


O evento encontra-se organizado por dois momentos: o primeiro, no período da manhã (a funcionar das 9h30 às 12h30, na Delegação da Cruz Vermelha de Amares) será realizado uma oficina cujo tema é “Promoção da saúde Mental, estratégias nos locais de trabalho”, dirigido a profissionais que desenvolvam o seu trabalho em instituições  da área da Saúde, Educação, Município e Instituições de Solidariedade Social, com capacidade de 30 participantes por sala. O segundo período, que decorrerá da parte da tarde, terá início às 14h15, no Auditório Conde Ferreira em Amares, onde serão apresentados dois painéis com os temas “Promovendo a saúde mental…” e “Doença mental, depois do diagnóstico que futuro?”

Este evento tem como objetivo fundamental, a partilha e a divulgação do trabalho, das experiencias e dos modelos de intervenção comunitária no âmbito da promoção da saúde mental. Pretende ainda, refletir sobre a importância do acompanhamento da pessoa com doença mental em contexto comunitário. Ambicionamos ainda, com a colaboração dos presentes, proceder à análise das dificuldades/barreiras que possam comprometer, a efetiva implementação, das Equipas Domiciliárias de Cuidados Continuados e Integrados em Saúde Mental nos Cuidados de Saúde Primários.

participação no evento é gratuita e com direito a certificado de participação. Os interessados podem optar por se inscrever nos dois períodos ou apenas num deles de acordo com o interesse individual, sempre sujeita à capacidade do auditório. Para proceder à inscrição, por favor, clique no link que se segue:


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_8S44yfIU6olb7pn45EP6T1VR0Ndp20Lv09Rq3uZDXa_J5Q/viewform





2º Encontro UCC Amares Educação, Saúde e Cidadania

Publicado a 26/04/2017, 08:12 por UCC AMARES   [ atualizado a 05/05/2017, 11:17 ]


A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Amares do ACeS Gerês/ Cabreira, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Amares, o Município de Amares e a Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, realiza pelo segundo ano consecutivo, nos dias 19 e 20 de maio de 2017, no auditório Conde Ferreira em Amares, o 2º Encontro UCC Amares Educação, Saúde e Cidadania,  dando visibilidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Saúde e Educação em contexto comunitário, mobilizando conhecimentos de diferentes disciplinas: enfermagem, educação, comunicação, ciências humanas e sociais. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento da enfermagem em Cuidados de Saúde Primários, a partilha de experiências em contexto comunitário e refletir sobre os Cuidados de Saúde de Proximidade face a novas exigências do Cidadão.

A inscrição é gratuita, limitada à capacidade do auditório. Para proceder à inscrição aceda ao seguinte link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffi0S5YJwQtOezQcyAZONTFMViErk1FzVhTJ-WnlXKToRWLg/viewform





Já se encontra disponível o Regulamento para Submissão dos resumos de trabalhos científicos, em forma de comunicação livre ou poster. O prazo para a submissão dos trabalhos científicos foi alargado até ao dia 07 de maio de 2017.

“SeMenteVital II – cuidar para colher”

Publicado a 09/09/2016, 07:04 por UCC AMARES

No âmbito da comemoração do dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra anualmente, desde 1992, a 10 de outubro, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Amares do ACeS Cávado II - Gerês/ Cabreira, em parceria com o Município de Amares, a União de Juntas de Freguesias de Figueiredo-Amares, o Agrupamento de Escolas de Amares e a Ordem dos Enfermeiros, vai realizar pelo segundo ano consecutivo, o evento SeMenteVital II – cuidar para colher” no dia 13 de outubro de 2016, que decorrerá no Auditório Conde Ferreira em Amares.

 

A Saúde Mental tem vindo a assumir cada vez mais importância. As perturbações psiquiátricas e os problemas de saúde mental são a principal causa de incapacidade/ morbilidade das sociedades modernas.

 

Este evento, pretende, contribuir para o desenvolvimento do Cuidar em Enfermagem na promoção da Saúde Mental; Aprimorar as intervenções diferenciadas da Especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica; Partilhar experiências no âmbito da Saúde Mental em contexto comunitário; Refletir sobre temas da atualidade, mobilizando conhecimentos de diferentes disciplinas.

 

O Programa apresenta-se organizado em quatro mesas: “As novas adições, um desafio para todos”; “Ao alcance do equilíbrio mental”; “Cuidar daquele que cuida”; “Comportamentos suicidários, que estratégias comunitárias?”.

 

A participação é gratuita e com direito a certificado de participação. O número de vagas é limitado à capacidade do auditório. Para proceder à inscrição click no link que se segue:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0PNgKiPB7TqIPRotTc7TyvbKntSfeTYcOXcbEilZx44zcYQ/viewform

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO PELA UCC AMARES

Publicado a 07/09/2016, 11:37 por UCC AMARES



Anualmente, no dia 10 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Na sequência do ano anterior, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Amares irá juntar-se em mais uma iniciativa comunitária para alertar sobre a importância da prevenção do suicídio.

    Porque o suicídio é um fenómeno complexo que pode surgir em diferentes idades e em diferentes classes sociais, é urgente que nós todos estejamos prontos para apoiar/ ajudar/ encaminhar/ orientar quem mais precisa.

    Segundo a International Association for Suicide Prevention (IASP) 2016, todos os anos, mais de 800.000 pessoas morrem de suicídio, o correspondente a aproximadamente uma morte a cada 40 segundos. O número de vidas perdidas a cada ano devido ao suicídio excede o número de mortes por homicídio e guerra quando combinada.

    O fator de risco mais forte para o suicídio é uma tentativa de suicídio anterior. Os transtornos mentais, nomeadamente a depressão e o abuso de álcool, são um importante fator de risco para ao suicídio; a impulsividade pode também desempenhar um papel importante, em particular após uma crise de vida. Além disso, conflitos, desastres, violência, abuso, luto ou perda e isolamento estão fortemente associados com o comportamento suicida (OMS, 2016).



UCC Amares assinala este dia no Agrupamento de Escolas de Amares

Publicado a 07/09/2016, 11:34 por UCC AMARES


Crescer sem hipertensão arterial é essencial

 

A avaliação da pressão arterial "deve ser realizada em todas as crianças a partir dos 3 anos, nas consultas de vigilância de saúde infantil, como recomendado no programa nacional de saúde infantil e juvenil da Direção Geral da Saúde.

 

A iniciativa do Grupo de Estudo da Hipertensão Arterial em Pediatria, que decorrerá sob o lema "Eu tenho direito a crescer sem hipertensão", salienta também a importância da promoção de uma vida saudável para toda a família. 

 

A UCC Amares, assinala este dia na Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas de Amares, com o objetivo de sensibilizar os Pais/Encarregados de Educação/Docentes/Assistente Operacionais/Alunos para a deteção precoce da Hipertensão Arterial e a sua vigilância e a promoção da adoção de estilos de vida saudáveis, através da afixação do cartaz em todos as escolas do parque escolar e entrega do folheto a todos os alunos.

 

 

Notícias sobre o 1º Encontro UCC Amares Educação, Saúde e Cidadania

Publicado a 08/04/2016, 03:27 por UCC AMARES   [ atualizado a 12/05/2016, 15:31 ]

Notícias divulgadas nos jornais locais:

A UCC – de Amares, realizou nos dias 6 e 7 Maio o 1º Encontro UCC Amares – Educação, Saúde e Cidadania, trazendo a debate várias temáticas de interesse para os profissionais do Concelho de Amares, trazendo vários convidados, entre eles o ilustre Profº Doutor Pinto da Costa, que falou sobre as Implicações éticas nos cuidados de saúde de proximidade. Neste sentido a Adere-Minho associou-se à UCC de Amares, para homenagear este É Professor Catedrático de Medicina Legal com 82 primaveras, assim foi elaborado um Lenços de Namorados do Minho com características o concelho de Amares (bordado a preto e vermelho pela artesã Sameiro Leão) com duas quadras personalizadas ao Dr. Pinto da Costa. Assim a Directora Geral da Adere-Minho – Teresa Costa e a Enfª Paula da UCC Amares, empossaram Embaixador desta tradição minhota este ilustre Portuense.

 

José Eduardo Pinto da Costa

É um médico muito legal

Que a Amares aceitou vir

Sobre o que mais gosta de falar

 

O seu coração e o Minho

Sempre juntos vão ficar

Agora que o tornamos Embaixador

Não nos vai querer deixar

 

O Professor Doutor Pinto da Costa, conhecer desta tradição aceitou de imediato o repto para Embaixador, agradecendo o gesto ficando encantado com o lenço, ficando a perceber melhor as diferenças entre os vários lenços dos vários concelhos do Minho. Pela enorme sabedoria e simpatia que transmite, a Adere-Minho e UCC de Amares agradecem a sua disponibilidade.


1º Encontro UCC Amares Educação, Saúde e Cidadania

Publicado a 07/04/2016, 04:34 por UCC AMARES   [ atualizado a 14/05/2016, 08:33 ]


 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Amares do ACeS Gerês/ Cabreira, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Amares, o Município de Amares, realiza pela primeira vez, nos dias 06 e 07 de maio de 2016, no auditório do Município de Amares, o 1º Encontro UCC Amares Educação, Saúde e Cidadania,  dando visibilidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Saúde e Educação ao longo do ciclo vital, mobilizando conhecimentos de diferentes disciplinas: enfermagem, educação, comunicação, ciências humanas e sociais. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento da enfermagem em Cuidados de Saúde Primários, a partilha de experiências em contexto comunitário e refletir sobre os Cuidados de Saúde de Proximidade face a novas exigências do Cidadão.

O Programa está organizado em seis Painéis, versando o ciclo vital, nomeadamente, “Do germinar ao Florescer dos Pais”, “Aprender com Saúde”, “Crescer em Segurança”, “Literacia em Saúde”, “Novas Exigências/ Novas Respostas do SNS”, “Cuidados de Proximidade -  Reflexão Ética”.   

Está prevista a participação através de Comunicações Livres e Posters. As duas melhores Comunicações Livres serão apresentadas no dia 06 de maio de 2016 às 17.00h. O regulamento para Comunicações Livres e Posters está disponível.

A participação é gratuita e com direito a certificado de participação. O número de vagas é limitado à capacidade do auditório.


      

 



Iª Comemoração do dia Mundial da Saúde Mental

Publicado a 10/10/2015, 08:12 por UCC AMARES   [ atualizado a 10/10/2015, 08:27 ]

Saúde mental em análise no auditório da Câmara Municipal de Amares

Os problemas, as estratégias e a prevenção dos diferentes tipo de doenças mentais estão em análise, durante a manhã, no salão nobre da Câmara Municipal de Amares numa iniciativa da UCC de Amares para comemorar o dia Mundial da Saúde Mental. O evento SeMenteVital – “Semear para colher”, tem como objectivo a partilha de saberes entre os vários profissionais de saúde, que ao longo da sua caminhada profissional orientam e contribuem para a promoção da Saúde Mental e a prevenção da doença mental. 

Uma das ideias defendidas na primeira sessão da manhã é da unicidade das doenças mentais. «Cada caso é único e por isso, com resolução diferenciada mas que tem que estar associado ao contexto onde está inserido e em ligação com outras áreas psico-sociais». O programa da Iª Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental incide sobre os temas: a intervenção na crise; a reabilitação psicossocial; a intervenção de enfermagem na reabilitação psicossocial; a qualidade de vida/doença mental; familiares cuidadores de pessoas com demência, e a promoção do envelhecimento.

            In "O Amarense", http://www.oamarense.com/noticia.php?id=8284 

SeMenteVital – “Semear para colher”, é o tema da Iª Comemoração do Dia Mundial

Publicado a 18/09/2015, 09:41 por UCC AMARES   [ atualizado a 08/10/2015, 12:17 ]

    A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Amares do ACeS Gerês/ Cabreira, em parceria com o Município de Amares, comemora pela primeira vez, no dia 10 de outubro de 2015, no auditório do Município de Amares, o dia Mundial da Saúde Mental. O evento SeMenteVital – “Semear para colher”, tem como objetivo a partilha de saberes entre os vários profissionais de saúde, que ao longo da sua caminhada profissional orientam e contribuem para a promoção da Saúde Mental e a prevenção da doença mental.
    A Saúde Mental tem constituído um dos focos de interesse ao longo das últimas décadas, existindo, atualmente, uma preocupação crescente no desenvolvimento de estratégias de intervenção de carácter preventivo (Faria, 2011). 
    As perturbações psiquiatras e os problemas de Saúde Mental constituem uma prioridade de saúde pública, na medida em que são a principal causa de incapacidade e morbilidade das nossas sociedades. Em Portugal, os grupos mais vulneráveis (mulheres, pobres e idosos), apresentam um risco mais elevado de desenvolver um problema de saúde mental do que no resto da Europa (PNSM 2007-2016).
    O programa da Iª Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, incidirá sobre os temas: a intervenção na crise; a reabilitação psicossocial; a intervenção de enfermagem na reabilitação psicossocial; a qualidade de vida/doença mental; familiares cuidadores de pessoas com demência, e a promoção do envelhecimento.
     A participação é gratuita e com direito a certificado de participação. O número de vagas é limitado.
   
    Inscrições encerradas por lotação de sala.

   

1-10 of 54