Notícia em Destaque:



4ª comemoração do dia Mundial da Saúde Mental - SementeVital IV - Cuidar para colher

Publicado a 02/10/2018, 07:42 por UCC AMARES   [ atualizado a 03/10/2018, 03:41 ]

10 OUTUBRO   
DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

“YOUNG PEOPLE AND MENTAL HEALTH IN A CHANGING WORDL”


 




Em 2018, a OMS tem como foco, Jovens e Saúde Mental num Mundo em Mudança. Apela para a importância da prevenção/promoção da doença/saúde mental dos jovens. Segundo a mesma fonte, o período da adolescência e os primeiros anos da vida adulta trazem muitas mudanças, que podem ser vividos de forma emocionante mas também com grande stress e apreensão. Em alguns casos tal sentimentos podem levar, se não identificados precocemente, à doença mental.


Sabendo que metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detetada nem tratada, tem havido um crescente reconhecimento da importância de ajudar os jovens a construir a resiliência. Crescem as evidências de que promover e proteger a saúde do adolescente traz benefícios a curto e a longo prazo, não apenas à saúde do mesmo, mas também às economias e à sociedade. (OMS, 2018)

 

A UCC Amares tem vindo a desenvolver nos últimos anos projetos que promovem a saúde mental na população geral mas também direcionando as suas atividdaes para adolescentes/jovens adultos, em parceria com as escolas do concelho. Dessa forma a UCC Amares na sua 4ª comemoração do dia Mundial da Saúde Mental, irá realizar uma oficina com o tema “Prevenção de Comportamentos Suicidários e Promoção da Saúde Mental em Adolescentes” que será preletado pela Sra. Profª Doutora Cândida Loureiro, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, membro da equipa coordenadora do “Projeto + Contigo”. Serão realizados 2 sessões, uma na parte da manhã, dirigida a profissionais de Saúde e outra da parte da tarde para profissionais da Educação.

3º Encontro UCC Amares - Educação, Saúde e Cidadania

Publicado a 05/04/2018, 06:25 por UCC AMARES   [ atualizado a 16/04/2018, 02:51 ]

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Amares, do ACeS Gerês Cabreira, está a organizar, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Amares, o Município de Amares e a Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros, pelo 3ºano consecutivo, o 3º Encontro da UCC Amares – Educação, Saúde e Cidadania, para os dias 16 e 17 de maio de 2018, que se realizará no auditório Conde Ferreira em Amares, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Educação e Saúde.

O Programa está organizado em seis Painéis, focando diferentes áreas da intervenção comunitária. Este ano, no 1º dia, realizar-se-á um WORKSHOP intitulado “Registo no âmbito das UCC no SClínico - contexto prático”, destinado às equipas das Unidades de Cuidados na Comunidade. Pretende-se, com o mesmo, esclarecer dúvidas que surgem no âmbito dos registos efetuados pelas UCC nos sistemas de informação, da prática clínica. O WORKSHOP, destinado a 20 formandos, carece de inscrição prévia e realizar-se-á na sala de reuniões do Centro de Saúde de Amares.

Está prevista a participação através de Comunicações Livres e Posters. As duas melhores Comunicações Livres serão apresentadas no dia 16 de maio de 2018 às 14.00h. O regulamento para Comunicações Livres e Posters está disponível em anexo.

A participação é gratuita e com direito a certificado de participação. O número de vagas é limitado à capacidade do auditório.


Para proceder à inscrição no WORKSHOP (dia 16/05/2018 parte da manhã) queira por favor clicar no link que se segue:

Não se aceitam mais inscrições. Já atingido o número de inscritos necessários por WORKSHOP


Para proceder à inscrição no 3º Encontro (dia 16/05/2018, parte da tarde e 17/05/2018) queira por favor clicar no link que se segue:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSegO44l3vCRHcRIkz1jeBnPBao97h3hT6N8-juZYwAZqCpUUQ/viewform


Oficina "Promoção da Saúde Menta, estratégias nos locais de trabalho"

Publicado a 29/09/2017, 09:52 por UCC AMARES

As incrições para a Oficina "Promoção da Saúde Mental, estratégias nos locais de trabalho", encontram-se encerradas por lotação das salas.
As incrições para o Evento "SeMenteVital III - cuidar para colher",das 14H15 às 17H30 mantém-se abertas.

“SeMenteVital III – cuidar para colher” 3ª Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental da UCC Amares

Publicado a 19/09/2017, 08:13 por UCC AMARES   [ atualizado a 03/10/2017, 02:32 ]

No âmbito da comemoração do dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra anualmente, desde 1992, a 10 de outubro, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Amares do ACeS Cávado II - Gerês/ Cabreira, em parceria com a Ordem dos Enfermeiros, o Município de Amares, a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Amares e o Agrupamento de Escolas de Amares, vai realizar pelo terceiro ano consecutivo, o evento SeMenteVital III – cuidar para colher” no dia 11 de outubro de 2017.


O evento encontra-se organizado por dois momentos: o primeiro, no período da manhã (a funcionar das 9h30 às 12h30, na Delegação da Cruz Vermelha de Amares) será realizado uma oficina cujo tema é “Promoção da saúde Mental, estratégias nos locais de trabalho”, dirigido a profissionais que desenvolvam o seu trabalho em instituições  da área da Saúde, Educação, Município e Instituições de Solidariedade Social, com capacidade de 30 participantes por sala. O segundo período, que decorrerá da parte da tarde, terá início às 14h15, no Auditório Conde Ferreira em Amares, onde serão apresentados dois painéis com os temas “Promovendo a saúde mental…” e “Doença mental, depois do diagnóstico que futuro?”

Este evento tem como objetivo fundamental, a partilha e a divulgação do trabalho, das experiencias e dos modelos de intervenção comunitária no âmbito da promoção da saúde mental. Pretende ainda, refletir sobre a importância do acompanhamento da pessoa com doença mental em contexto comunitário. Ambicionamos ainda, com a colaboração dos presentes, proceder à análise das dificuldades/barreiras que possam comprometer, a efetiva implementação, das Equipas Domiciliárias de Cuidados Continuados e Integrados em Saúde Mental nos Cuidados de Saúde Primários.

participação no evento é gratuita e com direito a certificado de participação. Os interessados podem optar por se inscrever nos dois períodos ou apenas num deles de acordo com o interesse individual, sempre sujeita à capacidade do auditório. Para proceder à inscrição, por favor, clique no link que se segue:


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_8S44yfIU6olb7pn45EP6T1VR0Ndp20Lv09Rq3uZDXa_J5Q/viewform





2º Encontro UCC Amares Educação, Saúde e Cidadania

Publicado a 26/04/2017, 08:12 por UCC AMARES   [ atualizado a 05/05/2017, 11:17 ]


A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Amares do ACeS Gerês/ Cabreira, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Amares, o Município de Amares e a Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, realiza pelo segundo ano consecutivo, nos dias 19 e 20 de maio de 2017, no auditório Conde Ferreira em Amares, o 2º Encontro UCC Amares Educação, Saúde e Cidadania,  dando visibilidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Saúde e Educação em contexto comunitário, mobilizando conhecimentos de diferentes disciplinas: enfermagem, educação, comunicação, ciências humanas e sociais. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento da enfermagem em Cuidados de Saúde Primários, a partilha de experiências em contexto comunitário e refletir sobre os Cuidados de Saúde de Proximidade face a novas exigências do Cidadão.

A inscrição é gratuita, limitada à capacidade do auditório. Para proceder à inscrição aceda ao seguinte link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffi0S5YJwQtOezQcyAZONTFMViErk1FzVhTJ-WnlXKToRWLg/viewform





Já se encontra disponível o Regulamento para Submissão dos resumos de trabalhos científicos, em forma de comunicação livre ou poster. O prazo para a submissão dos trabalhos científicos foi alargado até ao dia 07 de maio de 2017.

“SeMenteVital II – cuidar para colher”

Publicado a 09/09/2016, 07:04 por UCC AMARES

No âmbito da comemoração do dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra anualmente, desde 1992, a 10 de outubro, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Amares do ACeS Cávado II - Gerês/ Cabreira, em parceria com o Município de Amares, a União de Juntas de Freguesias de Figueiredo-Amares, o Agrupamento de Escolas de Amares e a Ordem dos Enfermeiros, vai realizar pelo segundo ano consecutivo, o evento SeMenteVital II – cuidar para colher” no dia 13 de outubro de 2016, que decorrerá no Auditório Conde Ferreira em Amares.

 

A Saúde Mental tem vindo a assumir cada vez mais importância. As perturbações psiquiátricas e os problemas de saúde mental são a principal causa de incapacidade/ morbilidade das sociedades modernas.

 

Este evento, pretende, contribuir para o desenvolvimento do Cuidar em Enfermagem na promoção da Saúde Mental; Aprimorar as intervenções diferenciadas da Especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica; Partilhar experiências no âmbito da Saúde Mental em contexto comunitário; Refletir sobre temas da atualidade, mobilizando conhecimentos de diferentes disciplinas.

 

O Programa apresenta-se organizado em quatro mesas: “As novas adições, um desafio para todos”; “Ao alcance do equilíbrio mental”; “Cuidar daquele que cuida”; “Comportamentos suicidários, que estratégias comunitárias?”.

 

A participação é gratuita e com direito a certificado de participação. O número de vagas é limitado à capacidade do auditório. Para proceder à inscrição click no link que se segue:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0PNgKiPB7TqIPRotTc7TyvbKntSfeTYcOXcbEilZx44zcYQ/viewform

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO PELA UCC AMARES

Publicado a 07/09/2016, 11:37 por UCC AMARES



Anualmente, no dia 10 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Na sequência do ano anterior, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Amares irá juntar-se em mais uma iniciativa comunitária para alertar sobre a importância da prevenção do suicídio.

    Porque o suicídio é um fenómeno complexo que pode surgir em diferentes idades e em diferentes classes sociais, é urgente que nós todos estejamos prontos para apoiar/ ajudar/ encaminhar/ orientar quem mais precisa.

    Segundo a International Association for Suicide Prevention (IASP) 2016, todos os anos, mais de 800.000 pessoas morrem de suicídio, o correspondente a aproximadamente uma morte a cada 40 segundos. O número de vidas perdidas a cada ano devido ao suicídio excede o número de mortes por homicídio e guerra quando combinada.

    O fator de risco mais forte para o suicídio é uma tentativa de suicídio anterior. Os transtornos mentais, nomeadamente a depressão e o abuso de álcool, são um importante fator de risco para ao suicídio; a impulsividade pode também desempenhar um papel importante, em particular após uma crise de vida. Além disso, conflitos, desastres, violência, abuso, luto ou perda e isolamento estão fortemente associados com o comportamento suicida (OMS, 2016).



UCC Amares assinala este dia no Agrupamento de Escolas de Amares

Publicado a 07/09/2016, 11:34 por UCC AMARES


Crescer sem hipertensão arterial é essencial

 

A avaliação da pressão arterial "deve ser realizada em todas as crianças a partir dos 3 anos, nas consultas de vigilância de saúde infantil, como recomendado no programa nacional de saúde infantil e juvenil da Direção Geral da Saúde.

 

A iniciativa do Grupo de Estudo da Hipertensão Arterial em Pediatria, que decorrerá sob o lema "Eu tenho direito a crescer sem hipertensão", salienta também a importância da promoção de uma vida saudável para toda a família. 

 

A UCC Amares, assinala este dia na Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas de Amares, com o objetivo de sensibilizar os Pais/Encarregados de Educação/Docentes/Assistente Operacionais/Alunos para a deteção precoce da Hipertensão Arterial e a sua vigilância e a promoção da adoção de estilos de vida saudáveis, através da afixação do cartaz em todos as escolas do parque escolar e entrega do folheto a todos os alunos.

 

 

Notícias sobre o 1º Encontro UCC Amares Educação, Saúde e Cidadania

Publicado a 08/04/2016, 03:27 por UCC AMARES   [ atualizado a 12/05/2016, 15:31 ]

Notícias divulgadas nos jornais locais:

A UCC – de Amares, realizou nos dias 6 e 7 Maio o 1º Encontro UCC Amares – Educação, Saúde e Cidadania, trazendo a debate várias temáticas de interesse para os profissionais do Concelho de Amares, trazendo vários convidados, entre eles o ilustre Profº Doutor Pinto da Costa, que falou sobre as Implicações éticas nos cuidados de saúde de proximidade. Neste sentido a Adere-Minho associou-se à UCC de Amares, para homenagear este É Professor Catedrático de Medicina Legal com 82 primaveras, assim foi elaborado um Lenços de Namorados do Minho com características o concelho de Amares (bordado a preto e vermelho pela artesã Sameiro Leão) com duas quadras personalizadas ao Dr. Pinto da Costa. Assim a Directora Geral da Adere-Minho – Teresa Costa e a Enfª Paula da UCC Amares, empossaram Embaixador desta tradição minhota este ilustre Portuense.

 

José Eduardo Pinto da Costa

É um médico muito legal

Que a Amares aceitou vir

Sobre o que mais gosta de falar

 

O seu coração e o Minho

Sempre juntos vão ficar

Agora que o tornamos Embaixador

Não nos vai querer deixar

 

O Professor Doutor Pinto da Costa, conhecer desta tradição aceitou de imediato o repto para Embaixador, agradecendo o gesto ficando encantado com o lenço, ficando a perceber melhor as diferenças entre os vários lenços dos vários concelhos do Minho. Pela enorme sabedoria e simpatia que transmite, a Adere-Minho e UCC de Amares agradecem a sua disponibilidade.


1º Encontro UCC Amares Educação, Saúde e Cidadania

Publicado a 07/04/2016, 04:34 por UCC AMARES   [ atualizado a 14/05/2016, 08:33 ]


 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Amares do ACeS Gerês/ Cabreira, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Amares, o Município de Amares, realiza pela primeira vez, nos dias 06 e 07 de maio de 2016, no auditório do Município de Amares, o 1º Encontro UCC Amares Educação, Saúde e Cidadania,  dando visibilidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Saúde e Educação ao longo do ciclo vital, mobilizando conhecimentos de diferentes disciplinas: enfermagem, educação, comunicação, ciências humanas e sociais. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento da enfermagem em Cuidados de Saúde Primários, a partilha de experiências em contexto comunitário e refletir sobre os Cuidados de Saúde de Proximidade face a novas exigências do Cidadão.

O Programa está organizado em seis Painéis, versando o ciclo vital, nomeadamente, “Do germinar ao Florescer dos Pais”, “Aprender com Saúde”, “Crescer em Segurança”, “Literacia em Saúde”, “Novas Exigências/ Novas Respostas do SNS”, “Cuidados de Proximidade -  Reflexão Ética”.   

Está prevista a participação através de Comunicações Livres e Posters. As duas melhores Comunicações Livres serão apresentadas no dia 06 de maio de 2016 às 17.00h. O regulamento para Comunicações Livres e Posters está disponível.

A participação é gratuita e com direito a certificado de participação. O número de vagas é limitado à capacidade do auditório.


      

 



1-10 of 56