UCC Amares

Site Oficial
Unidade de Cuidados na Comunidade de Amares
 
 

Bem-vindos ao site da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Amares!

A UCC é constituída por uma equipa multiprofissional, equipa esta que está empenhada na promoção da qualidade de vida da população, desenvolvendo projectos e actividades relacionados com os Programas de Saúde, que mais se adequam às necessidades da população da área de influência, do Concelho de Amares.

Formam esta equipa: 2 Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária, 2 Especialista em Enfermagem de Reabilitação, 1 Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, 1 Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria,1 Enfermeira,  1 Assistente Social,  e 1 Psicólogo .

Estamos convictos que, com esta equipa da UCC, em articulação com as restantes Unidades Funcionais e População, existirá uma mais-valia no processo de aquisição de competências em Saúde e na co-responsabilização em saúde desta comunidade.

Ficamos gratos pela visita ao site e, se assim entenderem, poderão fazer chegar até nós as vossas sugestões. Certamente que desta interactividade, resultarão, igualmente, ganhos em saúde.


MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

A UCC Amares tem por missão a prestação de cuidados de saúde, apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, e atuar ainda na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção (artigo 11º do Decreto-Lei n.28/2008, de 22 de Fevereiro), garantindo a continuidade e qualidade dos cuidados prestados à população residente no Concelho de Amares.


Visão

A UCC Amares tem como desiderato ser vista pela comunidade que serve, como uma equipa coesa, determinada, responsável e solidária, e que através de um trabalho multidisciplinar garante as respostas imprescindíveis à manutenção de um elevado padrão de saúde e bem-estar.

 

Valores

A UCC Amares orienta a sua atividade pelos seguintes valores:

- Cooperação;

- Solidariedade e trabalho de equipa;

- Autonomia assente na auto-organização funcional e técnica;

- Articulação efetiva com as Unidades Funcionais do ACES;

- Parceria com estruturas da comunidade local (Autarquias, Segurança Social, IPSS, Associações e outras);

- Avaliação contínua de forma objetiva e permanente, visando a adoção de medidas corretivas dos desvios suscetíveis de colocar em causa os objetivos do plano de ação e da qualidade dos cuidados;

- Gestão participativa baseada num sistema de comunicação e de relações entre todos os seus profissionais, impulsionadores de ganhos de motivação e satisfação profissional.

 

P’ a equipa da UCC Amares

A coordenadora,

Fernanda Pombal